Entendendo os regimes tributários
É evidente a necessidade de que sua empresa se adeque às exigências tributárias impostas pelas diferentes entidades fiscais que regem seu ramo de atividades. Contudo, há diferentes regimes tributários que se desenvolveram para que cada tipo de negócio arque com uma carga tributária apropriada e lide apenas com o processo burocrático que lhe diz respeito.
Sendo assim, passa a ser determinante, para qualquer negócio, o conhecimento sobre os diferentes tipos de regimes tributários em vigor e qual o modelo em que, de fato, sua empresa se enquadra.
Alguns tipos de regimes tributários
Para as pequenas empresas, por exemplo, foi desenvolvido o Simples Nacional, um regime que visa desburocratizar o recolhimento e facilitar a rotina dos pequenos empresários que podem recolher seus impostos (sejam federais, estaduais ou municipais) por meio de uma única guia de recolhimento. O melhor do Simples Nacional é, todavia, o custo fixo e reduzido da carga tributária total, resultado de isenções fiscais de incentivo aos microempreendedores.
O Lucro Presumido é outro regime de tributação e se destina a empresas cujo faturamento ultrapassa o teto imposto para aquelas que aderem ao Simples Nacional. Como diz o nome, a carga tributária dependerá de um cálculo da Receita Federal que determinará, com base no volume de negócios, o lucro médio da instituição pelo próximo ano. Ou seja, a tributação incide sobre uma estimativa de lucro.
Há também o Lucro Real, um regime de tributação mais detalhado que se destina a empresas com maior faturamento ou que atuam em determinados ramos específicos, como bancos, corretoras e financeiras. Nessa modalidade os tributos são calculados a partir dos faturamentos efetivos, das receitas mensais ou trimestrais da empresa, o que as obriga a manter um controle bem mais cuidadoso de todas as suas receitas e despesas e contar com uma assessoria contábil para lidar com o processo que, inevitavelmente, é mais burocrático.
Como fazer a escolha certa?
O enquadramento da empresa ao regime de tributação adequado é uma tarefa de extrema importância e é um dos primeiros passos a serem tomados por quem procura elaborar, para o benefício de seus negócios e de todos os envolvidos nele, um bom planejamento tributário. Não dispense, portanto, a ajuda profissional de um contador especializado em legislação tributária que saiba avaliar as opções e indicar o caminho correto para seus negócios.
Não corra mais riscos. Considere contar com a assessoria experiente do Escritório Taquaral para o seu próximo planejamento tributário: fique em dia com o fisco, livre-se da burocracia e minimize os impactos financeiros da carga tributária.